quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cães podem detectar câncer em humanos, diz estudo.

Uma pesquisa japonesa obtém resultado surpreendente. Pesquisadores comprovaram que um cachorro é capaz de detectar câncer de intestino em humanos.
A pesquisa da Universidade de Kyusho, que fica em Fukuoka, no sul do Japão, foi feita com 48 pacientes de câncer de cólon, que é uma parte do intestino, e 258 voluntários sem a doença.
Marine, uma fêmea de labrador de oito anos de idade, conseguiu acertar o diagnóstico em 95% dos casos. Ela faz isso através do cheiro do hálito e das fezes dos voluntários. E o que é impressionante: consegue identificar o câncer em estágio bem inicial, o que é bem difícil pelos métodos convencionais, e também descobre câncer de pele, estômago e mama.
Essa pesquisa não é feita só no Japão. É feita em outros países e com outros cães, mas os cientistas acham que é muito difícil treinar milhares de cachorros por todo o mundo para fazer esse trabalho. A ideia agora, portanto, é desenvolver um equipamento que consiga identificar o cheiro do câncer assim como fazem os cachorros.
O problema, segundo os cientistas, é que, por enquanto, para a pergunta “que cheiro tem o câncer?”, só os cachorros têm a resposta.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário