sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Os Milenares Aquários

Pequenos, grandes, delgados, redondos, de uma só cor ou coloridos... Há peixes para todos os gostos. E quem não se sente atraído por um aquário cheio de cor e peixinhos a nadar relaxadamente? Um aquário pode dar nova vida à sua sala, mas há que ter em atenção as espécies que escolhe. Apesar de não precisarem de muitos cuidados e de parecerem animais inofensivos, é importante conhecer as características de cada peixe antes de juntar várias espécies num aquário.

Betta ou Combatente
O Betta é um peixe vistoso, de cores fortes e brilhantes. É um peixe sociável, mas não deve ser deixado no mesmo aquário que outro macho ou irá envolver-se em combate com o mesmo até à morte: daí o seu nome invulgar. O Betta não deve ser mantido em aquários pequenos, pois não gosta desse isolamento. A água deve estar a uma temperatura de 27ºC.


Electric Yellow Labido
O amarelo intenso do seu corpo faz com que este peixe se distinga em qualquer aquário. De nome científico Labidochromis Caeruleus, é, por natureza, um peixe pacífico. Deve ser mantido a uma temperatura variável entre 25º e 28º C. Em termos de alimentação, prefere larvas ou dáfnias, mas também aceita a maior parte de alimentos para peixes tropicais.


Botia Palhaço
Vulgarmente conhecido como "Peixe-Palhaço", tornou-se especialmente célebre depois do filme de desenhos animados "Nemo", cujo protagonista era um peixe desta espécie. É dos peixes mais vistosos e coloridos. Dá-se bem com todas as espécies mas é um peixe tímido, sendo comum esconder-se nas pedras e restante decoração do aquário. Deve ser mantido a uma temperatura que pode variar entre os  24º e os  30ºC.


Tetra Néon
Brilhante e  colorido, este peixe chama muito a atenção. De nome científico Paracheirodon Innesi, é muito sociável e fácil de manter. Necessitam, no entanto, de boa iluminação. É preferível que vivam em cardume e a uma temperatura entre os 22º  e os  26º C.


Gourami Pérola
Pacífico e resistente, este peixe deve ser mantido aos pares. De nome científico Tricogaster Leeri, é tímido, pelo que se esconde frequentemente nas plantas do aquário. A sua coloração intensifica-se na altura da reprodução. A temperatura da água deve manter-se entre  24º  e 30º C.
 
Fonte: Aquariofilia.Online.pt  

Nenhum comentário:

Postar um comentário